Resumo
Tudo começa a noite quando o major resolve contar seu sonho e todos se juntam para ouvi-lo. Quando se encontraram todos juntos ele não contou o Sonho imediatamente , começou a falar da sobre a tirania de Jones o dono da granja dizia que os animais eram amigos os humanos inimigos e que seus hábitos também eram maus.Depois ele começou a contar o sonho de uma canção que sua mãe cantava que se chamava “Bichos da Inglaterra” e todos se alegraram e começaram a cantar também. Com a morte do major três porcos assumem o poder enquanto menos se esperava,por não haverem comido e já ser tarde os bichos se revoltaram contra Jones e o expulsaram,Jones e todos os homens da fazenda, assim com os bichos no comando os porcos criaram leis que deveriam ser seguidas. Com isso os bichos seguem para fazer a colheita do feno com o sentimento de liberdade. Com muita determinação conseguiram acabar a colheita mais cedo. Agora eles tinham tempo livre aos domingos, comiam da comida que eles mesmos plantavam e colhiam, todos sem reclamar. Os porcos criaram uma bandeira e comitês para ajudar os bichos para que todos pudessem saber ler e ser parcialmente alfabetizados. Os porcos passaram a comer as frutas e a tomar o leite alegaram que eram intelectuais e precisavam de uma ótima alimentação.
A noticia da granja controlada por animais espalhava-se rapidamente e todos os granjeiros tinham medo de tal rebelião, Jones que juntara alguns homens apontava para a batalha contra os bichos esses já se colocaram a postos. Com uma emboscada os bichos venceram mais uma vez a batalhado estábulo na batalha perdeu-se uma amiga ovelha essa foi condecorada. No meio da confusão Mimosa uma égua da granja que não aceitava bem as regras acabou fugindo para a granja vizinha.
Com o tempo ruim e as discussões entre dois porcos que lideravam com o gerenciamento da granja era dividido, mas a confusão se deu quando Bola de Neve decide fazer um moinho de vento, pois seria ótimo para a granja mas Napoleão discordava de tal atitude,porem Bola de Neve fazia os cálculos dia e noite e tinha ótimos argumentos que incentivava os bichos e na votação ele acabou ganhando,Napoleão se esguichou e surgiram noves cachorrões que perseguiram Bola de Neve esse porem fugiu rapidamente. Napoleão entra no poder colocando suas próprias regras que teriam que ser seguidas; mais tarde Garganta outro porco veio explicar o que havia acontecido e as atitudes de Napoleão seu argumento era que tudo era feito para o bem dos bichos.
Com o passar dos dias Napoleão proclamou que o moinho de vento seria construído e que todos participariam os bichos não entenderam porem Garganta disse que era tática de Napoleão
Os bichos trabalhavam muito mais sentiam felizes, pois sabiam que trabalhavam para si próprios.
Com o passar do tempo as coisas iam ficando difíceis a construção do moinho andava bem difícil, pois os bichos não conseguiam quebrar as pedras então rolarão as pedras
ladeira a baixo para que se quebrasse .Sansão era o que mais trabalhava e nunca reclamava.
No verão começou a faltar coisas necessárias que não se produziam na fazenda então Napoleão disse que iria comercializar com a granja vizinha,os animais já aviam ouvido que tal pratica era ilícita porem garganta quis argumentar perguntando onde estava escrito e eles não sabiam responder.Mas uma vez esse tipo de discussão aconteceu quando os porcos se mudaram para a casa,comiam em vasilhas e dormiam em camas;convencida de que havia uma lei que proibia Quitera pediu a Maricota que lesse os mandamentos e nele dizia :”Nenhum animal deve dormir na cama com lençóis” e Garganta conseguiu convencê-las.
No outono eles estavam cansados porem estavam felizes com sua grande obra o muinho de vento, porem em uma noite muito feroz ouviu-se um barulho, de manhã perceberam que o moinho havia caído e Napoleão declarou que aquilo era obra de Bola de Neve ai começou a caçada .Mesmo assim os bichos voltaram e começaram tudo de novo o muinho.
O inverno foi terrível os bichos estavam desanimados mas se espelhavam e Sansão em sua força e disposição.Napoleão trocava ovos por comida para os bichos,as galinhas cansadas protestaram mas acabaram no final se entregando.Descobriram que Bola de Neve havia se vendido e estava armando um ataque,e que desde o começo era aliado de Jones.
Depois de dar a si mesmo duas medalhas Napoleão ordenou que os cachorros pegassem três porcos,tentaram pegar Sansão por parecer ser de Bola de Neve mas não conseguiram.Napoleão perguntou aos porcos se aviam falado com o traidor e eles confessaram que sim,depois vários bichos disseram que também havia traído a confiança do líder e ali mesmo foram executados;os outros bichos se entristeceram com tal ato.Então começaram a perceber que talvez a rebelião não fosse tão boa assim porem não questionavam apenas obedecia.Mais uma vez eles foram surpreendidos pois Napoleão aboliu o hino da revolução “Bichos da Inglaterra”.
Os animais começam a lembrar-se dos mandamentos mas sempre esqueciam algumas palavras ,e Napoleão começou a ter privilégios ,recebeu um poema em sua homenagem ,tinha alguém para provar sua comida e a cada dia mais aumentava suas relações com a granja do vizinho,já o outro vizinho Coria o boato de que queria atacar a granja dos bichos e mais,Bola de Neve andava rondando a granja e nesse tempo o moinho já estava pronto só faltava a parte de maquinas.
Um dos vizinhos que enganara Napoleão em um negocio com madeiras formou um ataque a granja dos bichos. Os animais ao verem que estavam perdendo se esconderam dentro da casa, os homens rapidamente explodiram o moinho, ao ver seu trabalho de dois anos aos pedaços os bichos se revoltaram e lançaram-se a batalha essa a qual eles venceram; ouve mortes e muitos ficaram feridos. Garganta regozijou a batalha e Sansão lhe questionou pois ele não via ali motivo de comemoração.
Depois da batalha os porcos encontraram um barril de uísque e fizeram a festa tanto que no outro dia disseram que Napoleão estava morrendo mas com o passar do dia ele ficou melhor mesmo tendo proibido bebida pediu para que fosse plantado cevada e depois aconteceu algo que ninguém entendeu pegaram Garganta com uma escada,tinta e pincel perto dos mandamentos apenas Benjamim entendeu.
Sansão havia se machucado na batalha e sentia muito porem não parava de trabalhar, pois queria ver o moinho levantado de novo e sua aposentadoria também já estava se aproximando.A vida estava bem difícil ainda mais agora que nasceram trinta e um leitões e a ração cada vez,mais racionada mais os porcos apenas ele conseguiam engordar Napoleão cria a manifestações espontânea onde se reuniam todos para a celebração,sansão havia ficado bom e trabalhava sem parar,pois em um dia receberam a noticia que sansão havia caído la na pedreira seu pulmão não agüentou tanto esforço ,Garganta apareceu e disse que Napoleão mandaria sansão ao medico,dois dias depois na hora que todos estavam trabalhando o corrosão chegou para levar sansão,Benjamim quando olhou saio correndo ao chegar percebeu escrito carniceiro ele não teve tempo os cavalos partiram e todos tentaram acompanhar mas não conseguiram os bichos se revoltaram mais uma vês Garganta disse-lhes que havia um engano e acabou convencendo que o veterinário havia comprado a carroça do carniceiro e que sansão seria bem tratado.Três dias mais tarde soube-se que sansão havia morrido.
O tempo foi passando alguns bichos morreram e os outros foram envelhecendo porem novos bichos também surgiram,a granja estava muito bem conseguiram fazer o muinho e já estavam fazendo o segundo porem os bichos continuavam com a mesma vida sem mordomia alguma apenas trabalho.
Quitera relinchou alto e todos foram ver os porcos andando em duas pernas depois disso ele pediu para Benjamin ler os mandamentos quando ele foi ler só havia apenas um mandamento “TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS” depois disso tudo mudou os porcos andavam com chicotes,passaram anda com as roupas de Jones logo se viram charretes chegando trazendo os granjeiros vizinhos eles olharam toda a granja e entraram pra dentro da casa la jogavam e brindavam,os animais foram ate a janela para ver porque tanto alvoroço o homem dizia que nunca havia visto animais trabalhar tampo e receber pouco e parabenizou Napoleão e brindou-se esse por sua vez agradeceu e disse que muita coisa havia mudado desde o começo logo a expressão dos porcos mudaram e eles não sabiam porque,logo se percebeu que Napoleão e o homem havia apresentado um ás de espadas ali se percebeu que já não havia como diferenciar homem de bicho pois pareciam ser uma só espécie.